Nova rota cicloturística une municípios de Sto.André, São Bernardo e Mogi das Cruzes

Publicado em 20/06/2014, 08:00 /Enzo Bertolini, do Vá de Bike No próximo sábado, dia 21 de junho, será inaugurada em São Paulo a rota cicloturística Caminhos do Sal. O trajeto de 53,5 quilômetros é uma parceria entre as prefeituras de São Bernardo do Campo, Santo André e Mogi das Cruzes e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta. No dia 21 haverá um evento de inauguração e o primeiro passeio, porém não há mais vagas. Nos dias posteriores o acesso será livre e gratuito, não sendo necessário fazer inscrições anteriormente.

DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SÃO BERNARDO

No total, o trajeto percorre 53,5 quilômetros na Grande São Paulo
No total, o trajeto percorre 53,5 quilômetros na Grande São Paulo

O trajeto é dividido em três partes: o Caminho do Zanzalá (16 quilômetros, entre São Bernardo e Santo André), o Caminho dos Carvoeiros (10 quilômetros, em Santo André) e o Caminho de Bento Ponteiro (27,5 quilômetros, entre Santo André e Mogi das Cruzes). Ao longo do trajeto há placas padronizadas da rota com setas de orientação para os ciclistas, o que permitirá fazer o passeio por conta própria ou com o acompanhamento de monitores.

DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SÃO BERNARDO

Confira o mapa da rota cicloturística
Confira o mapa da rota cicloturística

A rota foi uma das primeiras trilhas no planalto paulista no início da invasão do território pelos portugueses. O percurso, conhecido como Zanzalá, foi aberto em 1640 para transporte de sal, produto estratégico para sobrevivência dos povoamentos na época. Mais tarde, tropeiros passaram a utilizar o caminho para desviar dos impostos cobrados pelo comércio de pedras preciosas. Em 1722, o rei de Portugal ordenou o bloqueio do Caminho do Zanzalá, fato que contribuiu para que o trajeto fosse esquecido.

Fonte: http://espn.uol.com.br/noticia/419585_nova-rota-cicloturistica-une-municipios-de-stoandre-sao-bernardo-e-mogi-das-cruzes-bike-e-legal Outras notícias:

http://vadebike.org/2014/07/rota-caminhos-do-sal-cicloturismo-sao-bernardo-santo-andre-mogi/ http://vadebike.org/2014/07/rota-caminho-do-sal-cicloturismo-mapa-trajeto-roteiro/

http://www.ciclobr.org.br/noticias/ciclobr-apoiando-o-caminho-do-sal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s